Um projeto de instalações sanitárias é um conjunto de planos e especificações técnicas que detalham a distribuição e instalação de sistemas de esgoto e drenagem em uma edificação. Esses projetos são essenciais para garantir o funcionamento adequado e a segurança das instalações sanitárias em residências, edifícios comerciais, industriais e outros tipos de construções. A importância do projeto de instalações sanitárias reside na garantia da saúde e do conforto dos usuários da edificação. Ao planejar cuidadosamente a disposição dos encanamentos, pontos de esgoto, o projeto visa evitar problemas como vazamentos, entupimentos e contaminação da água potável.
Entregáveis
Planta baixa sanitária: Documento onde está ilustrado todas as tubulações que direcionam a água que cai nos ralos, das pias e das descargas da casa para uma fossa ou para a rede pública de esgoto.
Detalhamento: detalha as tubulações,
conexões e/ou registros que fazem parte do sistema;
Estação de tratamento de esgoto particular: Remover as impurezas da
água utilizada pelos consumidores de modo a devolvê-las aos corpos
hídricos isenta de poluentes;
Memorial descritivo: Por fim, é emitido um documento que contém todas as
informações minuciosas a respeito da construção, servindo como um guia geral;
Quantitativo: Fornece a quantidade exata dos materiais necessários para a
execução do projeto.
ART: É o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.